AD:Criando app android
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Rodando em Java, ele é compatível com Windows, Mac e Linux, sendo quase tudo desenvolvido através de blocos gráficos e necessitando de uma bem pequena quantidade de programação para desenvolver a porção lógica do programa.
- Grátis
- Criar app para Android celular e tablet sem saber programar
- Criado para ensinar pessoas interessadas em criar apps e começar a aprender programação.
- Lembre-se dos seguintes artigos sobre Como Aprender a Programar pela Internet
- Como criar jogo para iPhone e iPad sem saber programar
- Interativo e fácil de usar
- Baseado em gráficos
- Repleto de tutoriais e programas de exemplos para modificar e treinar
- Voltado para amadores e não para desenvolvedores
- Permitirá exportar e modificar o código fonte do programa no futuro
- Fácil de criar e construir programas úteis através de blocos
- Compatível com qualquer computador, Windows, Mac e Linux
- Não precisa ter um celular ou tablet Android
- Seu único contra é que ele somente se encontra em inglês o que pode dificultar o uso, mas como a maior parte do texto é técnico de computador é fácil aprender e usar, mesmo para quem não entende de inglês
Como criar seu primeiro App para Android sozinho usando Mit App Inventor
- Primeiro, visite a página do MIT App Inventor para criar App Android de celular e tablet
- Para se cadastrar e usar o programa ele vai solicitar uma conta do Gmail.
- Verifique os requerimentos do sistema no MIT app Inventor. Seu computador precisa ter Java instalado, visite o seguinte site para rodar e testar se o Java está funcionando ou se precisa ser atualizado
- Após abrir a tela do App Inventor Beta, clique no canto superior esquerdo em New para criar seu novo App
- Na porção lateral esquerda você tem a lista de botões e configurações do programa que podem ser escolhidas e arrastadas para o Visualizador do programa (na primeira imagem, o visualizado é onde temos o cachorro)
- Selecione “Screen Arragement” para determinar como vai ficar a tela. Clqiue em VerticalArrangement e arraste para o Viewer.
- Na porção lateral direita, você terá a hierarquia e lista dos componentes do programa. Quando você clica em um componente você pode clicar nas propriedades e determinar como ele deve se comportar.
- Nesse exemplo, escolha Width (largura) “Fill parent…” (preencher) e como height (altura) “350 pixels”
- Aproveite para clicar no “Screen1″ no Componentes e determinar como Title “Meu primeiro programa”
- Na porção lateral esquerda, clique em Basic e arraste uma imagem para a tela.
- Também arraste um Label para a porção inferior da tela, abaixo da imagem.
- No campo propriedades da Label escreva no campo “text” algo como “Eu amo o Vejaisso.com“. Marque como Width “Fill parent” e Text Alignment “Center”
- Abaixo do seu Label adicione um botão.
- No campo propriedades do botão, mude o “Text” para “Me aperte!!”, Width para “Fill parent” e TextAlignment para “Center”, marcando FontBold.
- Abaixo do Componentes, tem a aba Media. Clique em Add e adicione a foto de um cachorro. Ao final você verá o nome do arquivo abaixo do media. No meu caso era o Dog.png
- Agora vamos passar para a parte importante que é conectar tudo isso, que é feita através do Blocks Editor (mais detalhes abaixo).
- Localize o “Button1″no MyBlocks. Ele corresponde ao seu botão que você arrastou para o canto inferior.
- Arraste a opção Button1.Click, que representa a ação de um usuário clicar no botão para parte da direita.
- Novamente em My Blocks, selecione Image1, clique em Image1.Picture (set Image1.picture to) e arraste para dentro do bloco Verde.
- Agora clique em Built-in e selecione Text.
- Arraste para o final da parte azul do Image1.Picture.
- Clique no “text” laranja.
- Modifique para ficar exatamente igual o nome da sua imagem. No meu caso dog.png. Note que Dog.png estaria errado. dog.PNG também estaria errado.
- Em My Blocks, clique em Label1.
- Arraste o Label1.Text para o mesmo Button1.Click.
- Clique em built-in e clique em Text.
- Arraste ele para a frente do Label1.text.
- Clique duas vezes no Text e escreva “Deu certo! Eureka !!”
- Na parte superior direita, clique em New Emulator.
- Aguarde a criação do emulador. Agora clique em “Connect to Device” e selecione o emulador criado. No meu caso era o Emulator 5554, mas o seu VAI ser diferente.
- Caso você queira testar o seu celular, tablet ou no computador, clique na opção Package for Phone. Você vai baixar um APK do programa para rodar no celular
- Pronto! Você deve ver a foto que você adicionou aparecendo na imagem e o texto que você colocou mudando!
- Parabéns por criar seu primeiro app para Android! Qualquer dúvida ou sucesso deixe um comentário e compartilhe com os amigos!
CREDITOS:VEJA ISSO